segunda-feira, 11 de maio de 2009

Computador Windows XP como access point WiFi


Esse post descreve como configurar um computador que possua:

- placa WiFi ou WLAN

- acesso à internet discado

- Windows XP

para funcionar como um ponto de acesso sem fio (WiFi) para outros computadores ou dispositivos com WiFi. Você precisará ter acesso como administrador do sistema para fazer essas configurações.

 Vamos tomar como base uma facilidade do Windows XP chamada ICS (Internet Connection Sharing – Compartilhamento de Conexão com Internet), e uma possibilidade dos adaptadores de rede Wi-Fi de funcionar no modo Ad-hoc, destinado à conexão direta entre dispositivos “cliente”.

 

Configurando o Host

WiFi Ad-hoc

Começamos configurando o adaptador WiFi para funcionar no modo Ad-hoc.

Clique em “Iniciar”->”Painel de Controle”->”Conexões de rede”.

Na tela seguinte, selecione a opção “Conexões de rede sem fio” clicando com o botão direito do mouse, e selecionando “Propriedades”.

Na tela de “propriedades”, selecione a opção “Usar o Windows para definir as configurações de rede sem fio” na aba “Redes sem fio”, e clique em “Avançado”.

Na janela “Avançado”, selecione a opção “Apenas redes de computador a computador (ad-hoc)”, e “Fechar”

Voltando à janela anterior, selecione “Adicionar”. Escolha um nome para o seu “ponto de acesso”, e para simplificar, deixe sem Criptografia de dados.

Agora temos um ponto de acesso.

A interface WiFi não pode ter o nenhum firewall habilitado, durante a configuração. Se você utiliza o firewall do Windows, você deve desabilitá-lo na interface WiFi. Para fazer isso, selecione a aba “Avançado”, e nela o botão “Opções”.

Na tela seguinte, retire a seleção do item “Conexão de rede sem fio”, para desabilitar o Firewall nessa interface.

Além de ter certeza que o Firewall está desabilitado na interface WiFi, certifique-se também de não existirem opções desnecessárias entre os “itens” desta interface, na aba “Geral”. Em alguns casos observamos que ”itens” relacionados a VPN (redes privativas virtuais) impediram o funcionamento do sistema. 

 ICS

Para configurar o compartilhamento do acesso internet clique em “Iniciar”->”Painel de Controle”->”Conexões de rede”.

Na tela seguinte, selecione a opção com a sua conexão dial-up para acesso a internet. Clique com o botão direito do mouse, e selecionando “Propriedades”.

Na tela seguinte, selecione a aba “Avançado”, e nela a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet”. A opção “Estabelecer uma conexão dial-up sempre que um computador da rede tentar acessar a Internet” automatiza conexão, ou seja, se um outro computador, via WiFi precisar de acesso, o nosso “host” vai discar automaticamente e conectar.

 Por questões de segurança, recomenda-se desabilitar o “compartilhamento de arquivos e impressoras para rede” e “Cliente para redes Microsoft”, na aba “Rede” dessa conexão. Os testes indicam que para funcionar, o ideal é deixar habilitados apenas os “itens” básicos nessa conexão, que são o “Protocolo TCP/IP”, e o “Agendador de pacotes QoS”.

Você pode observar agora que o ícone da sua conexão dial-up tem uma “mão” embaixo dela, indicando que ela será compartilhada..

Tendo habilitado o ICS, o dispositivo de rede conectado com a rede caseira, no caso a placa WiFi, receberá um IP estático 192.168.0.1, com a máscara de rede 255.255.255.0. Essa máquina vai agir ainda como um servidor DHCP, designando endereços na faixa 192.168.9.x/24 para os computadores clientes.

Os computadores clientes devem estar configurados para obter seu endereço IP automaticamente.

A facilidade ICS não deve ser usada em redes com outros controladores de domínio, servidores DNS ou servidores DHCP. Esses servidores atrapalharão o funcionamento do ICS.

Configuração de dispositivos cliente

O mais simples é deixar na configuração automática (endereço IP, Gateway padrão e servidor DNS automticamente atribuídos). Se preferir, pode fazer a configuração manual:

IP Address: Qualquer endereço IP na faixa 192.168.0.2-254
Netmask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
Primary DNS Server: 192.168.0.1
Secondary DNS Server: deixar em branco

 Referencias:

Setting Up Ad Hoc Wireless Network in Windows XP:

http://www.home-network-help.com/ad-hoc-wireless-network.html

 

ICS Host Computer Setup in Windows XP

http://www.home-network-help.com/ics-host-computer.html

 

Internet Connection Sharing with Windows XP

http://www.microsoft.com/windowsxp/using/networking/expert/crawford_02july01.mspx

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário